História da criação da nossa Paróquia

No curso natural dos acontecimentos, tudo tem começo, meio e fim, se não é infinito. Não poderia ser diferente em relação à história da Paróquia São Jorge de Curitiba, no Paraná. Para se começar alguma atividade ou projeto, é importante contar com a presença de um líder, com objetivo claro e alcançável, assim como o apoio de outros que compartilhem do mesmo sentimento.

No que se refere à nossa história, a iniciativa partiu do casal Sr. Arsênio e Sra. Zulmira, ambos católicos praticantes, que convocaram os moradores da Vila São Jorge, na época com aproximadamente 2 mil habitantes, a participarem de uma reunião, com o intuito de construir uma igreja dedicada ao santo que dava nome à localidade. Assim, compareceram nessa reunião: Alberto, Rosa e João Pansolin, João Moscov, Glória, Lauro e Herondina Ribeiro, João Seminiuck, Tereza Romaniuk, Helena e Joana Palmer, Angelina Gabardo, Olga Cavalin, Angélica Ripka, Adélia Agostinho e Catarina Félix. Era o dia 01 de agosto de 1955 e desse encontro todos saíram, todos alegres, gritando para a comunidade que seria construída uma igreja na Vila São Jorge.

Sr. Arsênio e Sra. Zulmira ( Dona Morena)

O segundo passo foi escolher um coordenador, alguém empreendedor, capaz de aproximar pessoas que pudessem ajudar na concretização do projeto. Surgiu então o nome do industrial e comerciante da Vila Sr. Aroldo Schmidt. Foram até ele, propuseram-lhe a ideia e os motivos, e Schmidt abraçou a causa, pela qual logo começou a trabalhar, juntamente com sua esposa, dona Morena.

Tudo isso sempre em concordância com o pároco da comunidade do Portão, na época o padre João Bagozzi.

Ponto seguinte: a definição do local da construção. Após tudo definido pela comissão e sob orientação do padre João Bagozzi, foi adquirido um terreno do Sr. Flávio Bello, por Cr$ 50 mil. Mas apenas um terreno não seria suficiente. Assim, dona Morena, proprietária do terreno ao lado, imediatamente o doou para que se começasse a obra.

Iniciada a construção da capelinha de madeira, o desafio: o dinheiro para o material e mão de obra. Para arrecadar o que fosse necessário, começaram a fazer festas e mais festas, trabalho e mais trabalho. Somados todos os esforços, foi concluída no ano de 1958, como assim relata o Sr. Arsênio:

“Amanhecera o domingo do dia 18 de maio. Às 9 horas, a Vila São Jorge ainda estava envolta nas névoas do sul. Só de perto se avistava a Capelinha de São Jorge. O altar e a imagem resplandeciam entre flores coloridas. Os moradores da Vila e seus arredores formaram uma multidão que encheu todo o pátio da capelinha. Às 10 horas deste mesmo dia, foi abençoada a Capelinha de São Jorge, com a Santa Missa presidida pelo Pe. João Bagozzi”.

Aproveitando a oportunidade, o Sr. Aroldo convocou todos os moradores da Vila para iniciar a construção da igreja dizendo:

“Esqueçamos todas as diferenças que existem entre os moradores desta Vila, porque a Igreja não é uma realização efêmera ou passageira, ela será para sempre como uma família”.

No dia 21 de janeiro de 1962, novamente com a presença de Dom Manuel, a igreja inacabada foi abençoada. Estava erguida e coberta, mas faltavam os acabamentos, nada que pudesse impedir que já fosse a Casa de Deus e recebesse seus fiéis.

Passaram-se duas gerações. Os campos foram cedendo lugar às casas e edifícios; novas famílias se formando e novos paroquianos ingressando na comunidade da Vila São Jorge. A igreja que um dia foi grande tornou-se pequena perante o tamanho da família dos filhos de Deus, fazendo-se necessária a construção da nova e atual igreja.

Resumo Cronológico:

01/08/1955 – Idealização, fase preparatória e construção da capelinha de madeira.

18/05/1958 –Benção da pedra fundamental, por Dom Manuel.

21/01/1962 – Inauguração da igreja, ainda inacabada. Uma fase de alegria e ação de graças pelo objetivo alcançado. É a conquista dos moradores da Vila São Jorge.

13/08/1967 – Instalação da Paróquia São Jorge e a entrega da mesma à Congregação dos Padres Marianos, sendo primeiro pároco o Padre Aloísio Boleslau Jakimowjcz.

27/04/2003 – Benção de pedra fundamental da nova e atual igreja, por Dom Sérgio Braschi.

17/06/12 – Dedicação da nova igreja de São Jorge, em celebração presidida por Dom Moacir José Vitti.

Durante esses anos, tivemos vários párocos. Cada um com suas características, dons e forma de trabalhar, e que contribuíram para que chegássemos até aqui:

Párocos que trabalharam e nossa Paróquia

Missão

Ser uma célula vital da Igreja Arquidiocesana que evangeliza a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, tornando possível o renascimento e a renovação tanto espiritual como social do ser humano.

Visão

Ser uma paróquia firmada na sua identidade paroquial, fortalecida pela evangelização querigmática, formação de discípulos e por sua integração pastoral.

• Ardor missionário;

• Meditação da Palavra de Deus;

• Adoração Eucarística;

• Devoção a Nossa Senhora sob o título de
    Maria Imaculada;

• Opção pelos pobres;

• Unidade à Igreja Arquidiocesana;

• Apostolado da Misericórdia;

• Devoção aos santos padroeiros.