PASTORAL FAMILIAR

A Pastoral Familiar é o esforço pastoral da Igreja visando não só defender o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, mas também chamar a atenção para a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a igreja.
Os objetivos da Pastoral Familiar consistem, inicialmente, na preparação dos candidatos para a vida matrimonial e familiar, bem como na evangelização e promoção humana, social e espiritual das famílias já constituídas.
A Pastoral Familiar parte da família real para a família do possível, sem perder de vista a proposta da família ideal, que é a família cristã, gerada a partir do sacramento do matrimônio e vivendo em forte unidade, harmonia e na gratuita e generosa solidariedade.
O agente da Pastoral Familiar precisa encarar três grandes desafios:
– a dignidade da pessoa humana;
– o sacramento do matrimônio;
– a inviolabilidade da vida e da família;
O trabalho é composto por três grandes etapas:
– Setor pré-matrimonial: envolve a preparação das crianças em todo o seu desenvolvimento até a opção pela vocação matrimonial e dos jovens para o matrimônio e vida familiar.
Inclui também a celebração adequada do sacramento do matrimônio.
– Setor pós-matrimonial: ajudar o casal a descobrir e viver a nova vocação e missão de maneira alegre e frutuosa.
– Setor casos especiais – onde a Pastoral guiada pelos princípios da verdade e da misericórdia, procura auxiliar àquelas famílias que, independentes da vontade ou pressionadas por exigências de natureza diversa, se encontram em situações difíceis.

Reunião: 1 vez por mês, sem data fixa
Coordenador: