PASTORAL DA PESSOA IDOSA (PPI)



A principal atividade da Pastoral da Pessoa Idosa é a realização de visitas domiciliares mensais às pessoas com mais de 60 anos de idade preferencialmente as mais vulneráveis, seja pela pobreza, pela solidão, pelo abandono ou por outras fragilidades sociais e de saúde. Os líderes comunitários partilham o conhecimento em ações preventivas, estimulando a prática de bons hábitos na área da saúde, nutrição, educação e cidadania, estimulando a sociabilidade intergeracional, evitando ou reduzindo o grau de isolamento e abandono. O líder comunitário faz também a ponte entre as pessoas idosas, com os serviços existentes na comunidade, especialmente com as UBS – Unidades Básicas de Saúde, com os CRAS – Centros de Referência de Assistência Social, e com os CREAS – Centros de Referência Especializado de Assistência Social. Também identifica pessoas idosas com direito ao BPC – Benefício de Prestação Continuada, e que não estejam contempladas. Durante as visitas além de ouvir com atenção o que os idosos querem compartilhar, levamos alegria, ânimo, lemos a palavra de Deus e sempre rezamos com as pessoas que estão ou vivem na casa (familiares, cuidadores, etc), mas especialmente com os idosos.
A PPI – Pastoral da Pessoa Idosa nasceu em 30/07/2016 e é formada atualmente por 35 líderes. Na última quarta feira do mês às 20h, nos reunimos para desenvolver e fortalecer a espiritualidade, partilhar as visitas e coletar os indicadores (quedas, nível de atividade física, ingestão de líquidos, vacinas, etc). Esses dados são enviados à Coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa para ser incluída no Sistema de Informação.
Para participar dessa missão é necessário que a pessoa interessada participe de uma capacitação inicial, dedique parte de seu tempo para as visitas, tenha alegria e boa vontade.

Para maiores informações entrar em contato através dos telefones:
Coordenadora: Elaine Dutra Amado
(41) 99614 9300
Vice coordenadora: Renata Markovicz
(41) 99670 2714