CATECUMENATO



O catecumenato tem por finalidade proporcionar a catequese de adultos em nossa Paróquia. É um espaço de tempo em que os candidatos decididos a receber os sacramentos do batismo, primeira eucaristia e confirmação, recebem a formação e exercitam na maturidade a prática da vida cristã.
Ele é composto de quatro tempos e três etapas:
1º tempo – pré-catecumenato: participação de todas as pastorais e movimentos, preferencialmente através de encontros individuais com os candidatos, onde se faz o primeiro anúncio (Querigma).
1ª etapa – celebração da entrada no catecumenato: quando o candidato é acolhido como catecúmeno.
2º tempo – catecumenato propriamente dito: é o tempo especial da catequese, realizando-se através de encontros desde o fim da quaresma até a páscoa do ano seguinte.
2ª etapa – rito da eleição: o catecúmeno é acolhido para a recepção dos sacramentos.
3º tempo – purificação e iluminação: dedicado a preparar de modo mais intenso o espírito e o coração do eleito, levando-o à conversão e à vida interior.
3ª etapa – celebração de recepção dos sacramentos de iniciação cristã: os três sacramentos são conferidos aos não batizados (que não convivam matrimonialmente), evidenciando-se a unidade dos sacramentos. O momento mais indicado é a vigília pascal, no sábado Santo.
4º tempo – mistagogia: tem a finalidade de aprofundar o mistério pascal e de enfatizar a inserção na comunidade, através da vivência nos movimentos existentes.
Encontro toda quarta ,às 19h e domingo, às 18h.
Coordenador: Pedro Luiz Gubert Brandt.
Tel.: 41 33081659/ 995248300.