Conselhos, Pastorais e Movimentos


Conselhos

Conselho Pastoral da Paróquia (CPP)

Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP)

Comunidades

Comunidade Divina Misericórdia

Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vila Estrela)

Capelas

Capela Nossa Senhora das Graças (Conj. Res. Fazendinha)

Capela Nossa Senhora de Fátima

Grupos

Grupo de Coroinhas Kyrie Eleison

Grupo de Adolescentes GADOMS

Grupo de Jovens STELUM

Pastorais

Pastoral da Comunicação (PASCOM)

Pastoral da Melhor Idade & Grupo Santa Ana

Pastoral da Pessoa Idosa (PPI)

Pastoral da Criança

Pastoral da Sobriedade

Pastoral da Música

Pastoral da Liturgia

Pastoral Vocacional

Pastoral do Dízimo

Pastoral de Eventos

Pastoral do Batismo

Pastoral Familiar

Pastoral Social

Movimentos

Legião de Maria

Movimento das Capelinhas

Rosário Vivo

Apostolado da Oração

Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia (AEDM)

Movimento de Irmãos (MI)

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC)


↑ Voltar ↑

CONSELHOS

↑ Voltar ↑

Conselho Pastoral da Paróquia (CPP)

O CPP é um organismo consultivo (cf. Cân. 536, § 2) que, sob a presidência do Pároco, planeja, organiza, lidera, coordena e avalia a Pastoral Orgânica da Paróquia, exprimindo a unidade e a corresponsabilidade, na comunhão eclesial, de padres, religiosos e leigos, sob a jurisdição do Bispo. Dele fazem parte o Pároco e seu auxiliar direto (vigário) e todos os coordenadores das pastorais, movimentos, grupos e comunidades da Paróquia. O CPP tem como objetivo principal ser sinal da comunhão que deve reinar entre todas as comunidades — as pastorais e os movimentos da Paróquia. É também seu objetivo testemunhar que todos são irmãos e chamados a trabalhar juntos para o amadurecimento da vida comunitária, formando, assim, o único Corpo de Cristo.

Coordenador: Claudia Freitas

↑ Voltar ↑

Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP)

O Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial é constituído por membros da Paróquia, sob a presidência do Pároco, de natureza consultiva e rege-se pelos cânones que lhe são pertinentes do Código de Direito Canônico e pelo regimento dos conselhos de assuntos econômicos paroquiais, promulgado pelo bispo arquidiocesano de Curitiba. Seus membros são escolhidos de acordo com o Direito Universal e as Normas seguidas e estabelecidas, e sua finalidade é ajudar o Pároco na administração dos bens da paróquia (CDC, cân. 537), assessorá-lo na elaboração de projetos e na gestão dos recursos financeiros, tendo como fim único a promoção da pastoral paroquial e a evangelização.

O Conselho se reúne, mensalmente, na última quinta-feira de cada mês.

Coordenador: Claudinei Nogueira

↑ Voltar ↑

COMUNIDADES

↑ Voltar ↑

Comunidade Divina Misericórdia

A comunidade surgiu do encontro de fiéis que se reuniam para rezar o terço da Divina Misericórdia, bem como realizar trabalhos e orações come mediação e orientação da Congregação das Irmãs de São José. No ano 2000, o padre Marcos Dabkowski iniciou a celebração da Santa Missa, realizada nas casas das famílias no último sábado do mês, sempre às 19 horas.

Santa Missa: 1.º sábado do mês, 19h

Coordenador: Maria do Carmo Santos

Contatos: (41) 99969-5743 / (41) 3248-1041

↑ Voltar ↑

Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vila Estrela)

Iniciou-se com o apoio do Padre Teófilo, no ano de 1980, na Vila Estrela. As pessoas da Comunidade se reúnem, aos sábados, nas casas das famílias para rezar o terço e meditar a Palavra de Deus. A celebração da Santa Missa ocorre sempre na terceira quinta-feira do mês, às 19h, nas casas das famílias.

Santa Missa: 3.º sábado do mês, 19h

Coordenador: Juracy Marlene

Contato: (41) 99828-3163

↑ Voltar ↑

CAPELAS

↑ Voltar ↑

Capela Nossa Senhora das Graças (Conj. Res. Fazendinha)

Territorialmente, parte do bairro Fazendinha pertence à Paróquia São Jorge, de responsabilidade da Congregação dos Padres Marianos. O antigo Pároco Pe. Estanislau Gallant, MIC, vendo a necessidade e oferecendo-lhe fiéis espaço físico no Condomínio Conjunto Residencial Fazendinha, pelos fins da década de 1980 solicitou à Cúria Metropolitana a colocação do Santíssimo Sacramento na Capela do Condomínio, que tem por padroeira Nossa Senhora das Graças. A solicitação foi aceita em 16 de Julho de 1987. No ano de 2000, o Pároco Pe. Marcos Dabkowski, MIC, com a colaboração da Comunidade, realizou reformas na Capela. Em 20 de maio de 2015, o Pároco Pe. Silvio Roberto, MIC, iniciou a Novena Perpetua a Nossa Senhora das Graças, com a colaboração do Vigário Pe. Rogério T. Diniz, MIC, e dos Seminaristas Marianos.

Há 30 anos os moradores do Conjunto Residencial Fazendinha possuem a riqueza do Sacrário. Agradecemos todo o empenho da Congregação dos Padres Marianos.

Endereço: Conjunto Residencial Fazendinha, Rua Carlos Klemtz, 1249 – Fazendinha

Santa Missa: sábado, 19h

Coordenadores: Joslaine Damaris Ceccon, José Vitor Ceccon

Contato: (41) 99961-1980

↑ Voltar ↑

Capela Nossa Senhora de Fátima (Vila Rigoni, Fazendinha)

No Condomínio Parque Residencial Fazendinha, a Capela Nossa Senhora de Fátima reúne a comunidade em trabalhos de evangelização, com auxílio de diferentes grupos e pastorais. Teve início na década de 1980, com o Padre Teófilo.

Endereço: Rua Jair Fernandes de Araujo, 110 – Vila Rigoni – Fazendinha

Santa Missa: domingo, 9h30

Adoração e Novena do Perpétuo Socorro: quarta-feira, 20h

Coordenador: Altair Lemos

Contato: (41) 99712-2779

↑ Voltar ↑

GRUPOS

↑ Voltar ↑

Grupo de Coroinhas Kyrie Eleison

Compromissado com o crescimento espiritual e humano da criança e do adolescente, o Grupo de Coroinhas Kyrie Eleison, na tradução do latim “Senhor, Tende piedade de nós”, traz, todos os anos, novos projetos para alcançar seus objetivos, participando ativamente da vida paroquial. O grupo preza pela excelência no serviço do altar, juntamente com toda a comunidade. Reuniões são realizadas semanalmente, em encontros distintos para adolescentes e para crianças. A didática da equipe busca integrar o jovem desde cedo na vida cristã em comunidade, utilizando-se de estudos e praticas litúrgicas, bíblicas e humanas. Para aproveitamento dos temas propostos, ocorrem retiros espirituais em que podem entrar em contato com o divino, a partir da experiência de retirar-se da vida cotidiana e para aquietar-se. Além do serviço habitual do altar, o grupo ainda promove gincanas internas e eventos para a comunidade paroquial, como o Tradicional Arraiá no mês de Julho.

Encontros: sábado, 14h30 às 16h30

Coordenadora: Camila Sanchez Garcia

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Grupo de Adolescentes GADOMS

O Grupo de Adolescentes Domingos Sávio (GADOMS) é destinado aos adolescentes já crismados, que tenham entre 13 e 18 anos e desejam continuar no serviço pastoral e na sua formação cristã. Temas relacionados à doutrina da Igreja e à liturgia são discutidos. A formação humana e espiritual é realizada em conjunto, há Momentos de Adoração e praticam-se esportes.

Encontros: sábado, às 17h

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Grupo de Jovens STELUM

O grupo de jovens STELUM, Sal da Terra e Luz do Mundo, é destinado a jovens maiores de 17 anos que buscam algo diferente do que o mundo propõe e estão interessados em encontrar o sentido de sua vida e conhecer a si mesmos.

De forma jovem e acolhedora, por meio de dinâmicas, música, teatro, discussões, estudos, orações e eventos, como retiros e festivais, o Grupo busca proporcionar aos jovens um maior conhecimento de Jesus Cristo e da Igreja, vivendo o Evangelho de forma alegre e conscientizando-se de que também são protagonistas na vida da Igreja, como disse Papa Bento XVI em um encontro com jovens, em São Paulo, em maio de 2007:

“Meu apelo de hoje, a vós jovens, … é que não desperdiceis vossa juventude. Não tenteis fugir dela. Vivei-a intensamente. Consagrai-a aos elevados ideais da fé e da solidariedade humana. Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada.”

Venha você também vivenciar esta experiência. Será um prazer acolhê-lo em nosso meio.

Reuniões: sábado, 18h + Santa Missa, 19h + após a Missa

Coordenador: Gilmar da Silva

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

PASTORAIS

↑ Voltar ↑

Pastoral da Comunicação (PASCOM)

A PASCOM é responsável por divulgar e promover a comunicação interna e externa da paróquia pelos meios de comunicação. Está integrada às demais pastorais e as auxilia quanto à necessidade os fiéis manterem-se informados de tudo que acontece na igreja e na comunidade.

Seu objetivo é utilizar os meios de comunicação para Evangelizar e manter viva a mensagem de Jesus Cristo, na vida das pessoas; divulgar reuniões, retiros, eventos e festas promovidos na igreja, nas capelas e na comunidade paroquial e da Arquidiocese, relacionado à nossa paróquia.

O trabalho da PASCOM é realizado pela distribuição de panfletos, banners, em quadros murais, na revista Marcas de Fé e pelo site da Paróquia.

Coordenador: Célia Aparecida Gdulla

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Pastoral da Melhor Idade & Grupo Santa Ana

“Eles têm a sabedoria. A sabedoria da vida, a sabedoria da história, a sabedoria da pátria, a sabedoria da família. E nós precisamos disto!” (Papa Francisco, em viagem ao Brasil, em discurso sobre os idosos).

O objetivo da Pastoral da Melhor Idade é assegurar a dignidade e valorização integral dos idosos, propondo atividades que resultem no bem-estar físico, na autoestima, no equilíbrio emocional e no fortalecimento espiritual. Em nossa Paróquia o Grupo Santa Ana realiza passeios, alongamentos semanais, sob a orientação de uma fisioterapeuta, e confecciona e vende artesanatos, culinária, costuras e bordados, realiza bingos, auxilia nas atividades da igreja e participa e promove eventos culturais. Com encontros sempre às quintas-feiras, no período da tarde, os membros do Grupo compartilham experiências e dificuldades, cultivando a amizade e o companheirismo cristão.

Reuniões: quinta-feira, 13h30

Coordenador: Angelina Grazek de Oliveira (Pastoral da Melhor Idade)

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Pastoral da Pessoa Idosa (PPI)

A principal atividade da Pastoral da Pessoa Idosa é a realização de visitas domiciliares, mensais, às pessoas com mais de 60 anos, preferencialmente as mais vulneráveis, sejam pela pobreza, pela solidão, pelo abandono ou por outras fragilidades sociais e de saúde. Os líderes comunitários partilham o conhecimento em ações preventivas, estimulando a prática de bons hábitos na área da saúde, nutrição, educação e cidadania, estimulando a sociabilidade intergeracional, evitando ou reduzindo o grau de isolamento e abandono.

O líder comunitário também faz ponte entre os idosos e os serviços existentes na comunidade, especialmente com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Também identificam-se pessoas idosas com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) que não estejam contempladas. Durante as visitas, além de ouvir com atenção o que os idosos querem compartilhar, os membros da Pastoral levam alegria e ânimo, lêem a palavra de Deus e sempre rezam com as pessoas que estão ou vivem na residência visitada (familiares, cuidadores etc.), mas especialmente com os idosos.

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) surgiu em 30 de julho de 2016 e é formada atualmente por 35 líderes. Na última quarta-feira do mês, às 20h, os membros reúnem-se para desenvolver e fortalecer a espiritualidade, compartilhar as experiências das visitas e coletar certos indicadores (quantidade de quedas, nível de atividade física, ingestão de líquidos, vacinas etc). Esses dados são enviados à Coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa para ser incluída no Sistema de Informação.

Para participar dessa missão é necessário que os interessados participem de uma capacitação inicial e que dediquem parte de seu tempo para as visitas, com alegria e boa-vontade.

Encontros: última quarta-feira do mês, 19h45

Coordenador: Elaine Dutra Amado

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Pastoral da Criança

Encontros: 2.ª terça-feira do mês, 14h + 2.º sábado do mês, 14h (reunião e pesagem de crianças)

Coordenador: Maria Friedrich

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Pastoral da Sobriedade

Encontros: Quarta-feira, 20h

Coordenador: Gilmar Antonio Lazarotto

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Pastoral da Música

Encontros: bimestrais, 4.º sábado do mês

Coordenador: Jairo Valentim de Carvalho

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Pastoral da Liturgia

Encontros: 1.ª terça-feira do mês, 20h

Coordenador: Adriana Kampa

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Pastoral Vocacional

Encontros: 1.ª quinta-feira do mês, 20h

Coordenadores: Basilio Demeterko e Inês Teresinha Demeterko

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Pastoral do Dízimo

Encontros: 1.º sábado do mês, 15h

Coordenador: Renato Moreira Pinto

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Pastoral de Eventos

Encontros: —

Coordenador: Oneide Aparecida S. Gonçalves

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Pastoral do Batismo

Encontros: —

Coordenador: Luiz Antonio Cunha

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Pastoral Familiar

Encontros: —

Coordenadores: Aldebaran Luis Mendes e Fernanda U. Mendes

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Pastoral Social

Encontros: —

Coordenador: Paulo Roberto de Oliveira

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

MOVIMENTOS

↑ Voltar ↑

Legião de Maria

O movimento tem por missão evangelizar pelo contato direto com as pessoas afastadas da igreja. Baseia-se principalmente na fé alimentada pela oração e é movido pela força do Espírito Santo. Tem Nossa Senhora como exemplo de coragem e determinação, para cumprir a vontade de Deus Pai, pois fez-se Ela serva e Mãe do Nosso Salvador Jesus Cristo. Entre os diversos trabalhos de auxílio à Paróquia, sua principal atividade consiste nas visitas às famílias ou aos doentes que necessitam de apoio, conselhos, ajuda e orações.

Encontros: 1.º sábado do mês, 14h30

Coordenador: Ruth Gardinal Esser

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Movimento das Capelinhas

Por Maria, com Maria e sempre Maria O Movimento das Capelinhas difunde o culto familiar prestado a Deus por intermédio de Maria, renovando e atualizando a peregrinação da “Jovem de Nazaré, de casa em casa com a missão de levar Cristo aos Lares”. A visita de Maria é sinal do amor benevolente de Deus, e a presença da Capelinha é um importante momento para a família unir-se em oração e receber as forças para vencer todos os males que vêm de encontro às famílias.

A presença da capelinha é um importante momento para a família unir-se em oração, é a oportunidade para realizar a igreja doméstica: receber tão ilustre visita é uma graça divina. Nossa Senhora aguarda ansiosa por todos que ainda não recebem a capelinha, pois, acompanhada de seu filho, derramará muitas bênçãos e graças. Receba com muita alegria a visita de Maria, proclamando as palavras de Santa Isabel: “Donde me vem a honra de vir a mim a mãe do meu Senhor?” (Lc 1-43).

O objetivo do Movimento das Capelinhas é evangelizar as famílias pela visita mensal de Nossa Senhora aos nosso lares, como instrumento propagador da palavra de Deus, favorecendo a união fraterna e a oração, especialmente a do Terço. Despertar as vocações sacerdotais e religiosas, incentivando espiritual e materialmente os seminaristas, por meio das ofertas depositadas nos cofres.

Reuniões: 2.º sábado do mês, 17h (seguido de missa das mensageiras)

Coordenadora: Carmen S. Brancaleone

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Rosário Vivo

O movimento Rosário Vivo fundamenta-se no rosário de São Domingos e tem como tarefa diária a oração de uma dezena do terço pelas pessoas que participam do movimento. São cinco zeladoras, chamadas de rosas vivas, que se encarregam de distribuir os mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos entre os participantes para serem meditados diariamente, completando-se assim as Aves-Marias de um rosário completo. Maria, agraciada com as orações, rogai por nós!

Encontros: 3.º sábado do mês, 18h

Coordenador: Iracema Grittem

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração foi um dos primeiros movimentos fundados na Paróquia. Cada membro se compromete com o oferecimento diário de rezar na intenção mensal do Papa. Jesus, pois, continua a nos convidar:

“Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossa almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” (Mt 11, 28-30).

Encontros: 1.ª sexta-feira do mês, 14h30 (Via-sacra, Missa, Adoração e reunião)

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia (AEDM)

O movimento Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia (AEDM) surgiu nos Estados Unidos pela inspiração que Nosso Senhor deu ao médico Bryan Thatcher que se uniu, depois, aos Padres Marianos com o objetivo de levar a Mensagem da Divina Misericórdia ao mundo, como um modo de vida. Os grupos desse movimento, aos milhares, realizam-se em dezenas de países. Que é esse movimento?

Basicamente, os AEDM são grupos de encontro que se reúnem como em um cenáculo, com três objetivos básicos, além da criação de laços fraternos:

1) Rezar juntos;
2) Conhecer mais a nossa fé católica;
3) Fazer trabalhos de misericórdia.

“Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles” (Mt 18,20), prometeu-nos o próprio Jesus. Como todo e qualquer movimento interno da Igreja, seu escopo é justamente fomentar ainda mais a fé operosa dos batizados, para serem em suas comunidades sal, luz, e fermento — ao mesmo tempo em que promovem a divulgação do mistério da Misericórdia Divina que está no centro dos ensinamentos de Cristo e da vida da Igreja.

Encontros: 4.ª quinta-feira do mês, 20h às 21h30

Coordenador: Ana Maria Castelo Noronha

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Movimento de Irmãos (MI)

O Movimento de Irmãos (MI) surgiu no início de 1970, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba, quando o então pároco Monsenhor Bernardo José Krasinski idealizou um meio de formar uma comunidade de irmãos entre os moradores daquela região que se interessasse pelos problemas comuns de todos, tentando encontrar uma forma de amenizá-los e, quem sabe, resolvê-los.

O Movimento de Irmãos tem duas características fundamentais: é um Movimento Familiar e Paroquial. Por ser um movimento paroquial, tem como objetivo formar casais para as diversas pastorais de sua paróquia, servir a Igreja em sua comunidade, vivendo o evangelho consciente de que tem uma missão a cumprir em sua Paróquia, com sacerdotes e leigos, levando o amor de Deus ao próximo e a família. É também objetivo desenvolver um trabalho pastoral consciente em favor da família, sendo fonte de capacitação, cultivo e educação de lideranças para os diversos serviços das pastorais, sempre a luz do evangelho, do amor a Deus e ao próximo.

Encontros: 3.º sábado do mês, 19h

Coordenadores: Solange Beatriz da Silva, e Ivan

Contatos: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC)

Os ministros extraordinários são leigos engajados na Igreja que vivem plenamente sua fé e têm por missão facilitar aos celebrantes a distribuição da Santa Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes em suas casas e em outros lugares, conquanto o sacerdote não possa fazê-lo. O exercício deste ministério tem caráter supletivo e extraordinário, não dispensando aos Ministros Ordinários (bispos, presbíteros, diáconos) o cumprimento de sua Ordem.

Para exercer este ministério é necessário que o candidato conheça a doutrina da igreja, especialmente a fundamentação dogmática, moral e sacramental. Para tanto, participam de uma formação litúrgica e doutrinária que lhes permita cumprir a função com a máxima dignidade.

Encontros: 2.ª quinta-feira do mês, 20h

Coordenador: Jussara Lucia de Borba

Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.

↑ Voltar ↑