Memórias e agradecimentos

Se perguntássemos a cada pessoa qual foi sua contribuição nestes 50 anos de história da Paróquia São Jorge, teríamos muitas páginas que escrever.

Os mais antigos ainda lembrariam dos campos de trigo que depois foram doados para o início de nossa história. Lembrariam dos primeiros cantores que formaram o coral, da primeira comissão para dar direcionamento e decidir como conduzir os trabalhos da primeira capela.

E, detalhando um pouco mais, há quem ainda recorde das festas ao som de radiolas, dos bolos que senhoras confeitavam — nas casas dos moradores próximos — para ser vendidos em barraquinhas, juntamente com o café fumegante e cheiroso. Dos canudinhos recheados de maionese que davam trabalho, mas que eram deliciosos; das prendas arrecadadas de porta em porta; das barracas de churrasco, assado pelos homens. E das brincadeiras: “roda da fortuna”, “coelhinho”, os bingos, a “argola”. Muitos recordam as primeiras catequistas que ensinavam orações, mas não apenas disso — pois os jovens davam suas ideias para teatros e retiros. Quantos corais preparados para os Natais, com presépios e pinheirinhos lindamente iluminados. Procissões com andores decorados, a igreja sempre limpa e com flores. Mil toalhinhas utilizadas nas Missas, as vestimentas dos sacerdotes sempre lavadas, tudo organizado pelas senhoras voluntárias. Os dízimos eram — e são — ofertados por cada família. Quantas ajudas para carregar tijolos, após as Missas, para o seu lugar de depósito. A construção da igreja foi voluntariamente oferecida por pedreiros e carpinteiros.

Mas é preciso recordar mais: o surgimento dos movimentos para fortalecimento da fé com ações concretas. As visitas aos paroquianos, as orações dos Terços e as leituras da Palavra. O apoio aos idosos e a recompensas da experiência. Aconselhamentos aos casais e às pessoas ligadas aos vícios. A sadia convivência dos jovens, e adolescentes e coroinhas servindo em Missas e participando de teatros, formações de dança e em Festas Juninas. As ações sociais com crianças e junto de famílias carentes. O auxílio e o apoio às vocações dos novos seminaristas. A criação e o engajamento dos responsáveis pelas capelas, nas comunidades.

Enfim, cada detalhe guardado na memória das pessoas — que se dispuseram a fazer parte desta história de construção e fé — hoje, com certeza, são rememorados com sentimento de conquista e vitória, não como um prêmio pessoal, egoísta; mas como uma significativa contribuição ao serviço e crescimento do Reino de Deus, através das pessoas.

A todos vocês, coordenadores, colaboradores, leigos engajados, dizimistas, benfeitores, que contribuíram com o mais simples, mas indispensável trabalho — a nossa mais profunda gratidão.

Nossas pastorais e movimentos

Cresça espiritualmente, sirva Nosso Senhor e o próximo: participe de uma de nossas pastorais e movimentos. Confira aqui os nossos trabalhos — participe.

Paróquia São Jorge, há 50 anos servindo Nosso Senhor e a Virgem Maria